Nanotecnologia e Concreto Celular! Térmico, Acústico, Ecológico.

Aeroportos – Concreto Celular Garantindo a Segurança

Camas de concreto triturável agora na base das pistas (19/04/2013)
Concreto Celular Garantindo a Segurança das Aeronaves

O novo sistema de travagem com materiais inovadores, foi instalado na pista do Aeroporto Lafayette. Feito com camadas de Concreto Celular que ajudam a parar os aviões que poderiam avançar além da pista de pouso durante emergências.

Aviadores, motoristas e aqueles que vivem e trabalham próximo ao Aeroporto Regional de Lafayette (LA, USA) podem sentir-se mais seguros graças às novas melhorias de segurança implementadas na pista.

O aeroporto, localizado entre o Rio Vermilion e auto estrada U.S. 90, necessita de terreno adicional para expandir. Como resultado, a Área de Segurança da Pista de Decolagem não atende aos tradicionais requisitos de segurança da Administração Federal de Aviação (FAA – Federal Aviation Administration), disse Sherri LeBas, Secretário do Departamento de Transporte e Desenvolvimento de Louisiana.

A FAA permitiu a instalação de um sistema de segurança alternativo no aeroporto, disse Greg Roberts, Diretor de Aviação.

Em cada extremidade do aeroporto, onde a pista se aproxima do rio e da U.S.90, foi instalado um sistema de travagem composto por camas de blocos de concreto celular.

As camas são feitas de concreto celular curado em formas quadradas com dimensões de 1,20 x 1,20 metros, e espessura variando de 15 a 70 centímetros, os quais são colocados no final da pista.

Quando um avião ultrapassa a pista ou encontra uma situação de emergência, as rodas do avião atingem as camas, que por sua vez fazem o avião diminuir sua velocidade suavemente sem danificar a aeronave ou sacudir os passageiros.

As proteções no extremo sul do aeroporto estão a cerca de 500 metros da Via Expressa Evangeline, onde milhares de motoristas passam diáriamente.

O projeto custou U$ 8,7 milhões, com o Estado pagando U$ 435.000 e o governo federal arcando com o custo restante.


Exibir mapa ampliado