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Estradas e Rodovias com Concreto Celular ECOPORE

Estradas com Concreto Celular ECOPORE

É um fato bem conhecido, provado por muitos anos na exploração de rodovias, pontes, túneis, calçadas, etc, que alguns dos fatores cruciais para a destruição e deterioração de estradas são as fundações deficientes e frágeis, como também a irradiação de umidade, acelerando sua destruição prematura.

Concreto Celular na Construção de Estradas - 1

Concreto Celular na Construção de Estradas - 2

A longa experiência acumulada no Canadá, nos EUA e na Inglaterra, na aplicação de concreto celular nas fundações de estradas provou as vantagens óbvias:

  • concreto celular reduz consideravelmente (e em alguns casos elimina completamente) a influência da umidade sobre a estrutura;
  • concreto celular forma uma base mais forte, se comparado com o cascalho, o que é uma vantagem óbvia;
  • o peso da estrutura é grandemente reduzido, tornando-se muito eficaz em solos fracos e molhados, e, ao mesmo tempo, a espessura (profundidade) da fundação da estrada é reduzida consideravelmente;
  • concreto celular possui consistência líquida durante sua aplicação, e superfície rugosa do solo deixa de ter tanta importância;
  • a profundidade da vala é reduzida drasticamente;
  • concreto celular protege a fundação contra o amolecimento em períodos chuvosos.

As vantagens de concreto celular são bastante evidentes e impressionantes quando aplicado em estradas com base em solos geologicamente inadequados, tais como turfa, regiões pantanosas, úmidas, etc.

Concreto Celular na Construção de Estradas - 3

Os cálculos da empresa canadense Cematrix™ mostram que a espessura (profundidade) das fundações da estrada pode ser reduzida em 5 vezes no caso da aplicação de concreto celular em vez de cascalho tradicional.

Concreto Celular na Construção de Estradas - 4

Tópicos Favoráveis na Construção de Estradas com Uso de Concreto Celular:

  • Fornece soluções de custo reduzido;
  • Acelera o Cronograma da Construção;
  • Reduz o uso de mão de obra necessária no local da obra;
  • Protege do frio e da umidade as áreas sob a estrada, impedindo assim, danos causados às estradas pela formação de gelo na superfície (frost-heave), reduzindo a frequência das manutenções anuais;
  • É um material monolítico, que pode ser usado como substituto do cascalho na razão de 3:1 na estrutura de base da estrada (200 mm de concreto celular oferece o mesmo suporte no leito da estrada que uma camada de cascalho com 600 mm de espessura);
  • Permite a inclusão de fibras de alta resistência e o embutimento de geo-grelhas, ampliando a resistência a flexão da estrutura da estrada;
  • Normalmente exige menor escavação do leito da estrada para alcançar uma estrutura de estrada adequada, tendo em vista que o concreto celular irá proporcionar maior resistência e isolamento de uma camada;
  • Pode ser usado para evitar a fusão permafrost, bem como abrandar os efeitos da deterioração em curso ao longo das áreas descontínuas de gelo permanente.