É um fato bem conhecido, provado por muitos anos na exploração de rodovias, pontes, túneis, calçadas, etc, que alguns dos fatores cruciais para a destruição e deterioração de estradas são as fundações deficientes e frágeis, como também a irradiação de umidade, acelerando sua destruição prematura.
A longa experiência acumulada no Canadá, nos EUA e na Inglaterra, na aplicação de concreto celular nas fundações de estradas provou as vantagens óbvias:
- concreto celular reduz consideravelmente (e em alguns casos elimina completamente) a influência da umidade sobre a estrutura;
- concreto celular forma uma base mais forte, se comparado com o cascalho, o que é uma vantagem óbvia;
- o peso da estrutura é grandemente reduzido, tornando-se muito eficaz em solos fracos e molhados, e, ao mesmo tempo, a espessura (profundidade) da fundação da estrada é reduzida consideravelmente;
- concreto celular possui consistência líquida durante sua aplicação, e superfície rugosa do solo deixa de ter tanta importância;
- a profundidade da vala é reduzida drasticamente;
- concreto celular protege a fundação contra o amolecimento em períodos chuvosos.
As vantagens de concreto celular são bastante evidentes e impressionantes quando aplicado em estradas com base em solos geologicamente inadequados, tais como turfa, regiões pantanosas, úmidas, etc.
Os cálculos da empresa canadense Cematrix™ mostram que a espessura (profundidade) das fundações da estrada pode ser reduzida em 5 vezes no caso da aplicação de concreto celular em vez de cascalho tradicional.
Tópicos Favoráveis na Construção de Estradas com Uso de Concreto Celular:
- Fornece soluções de custo reduzido;
- Acelera o Cronograma da Construção;
- Reduz o uso de mão de obra necessária no local da obra;
- Protege do frio e da umidade as áreas sob a estrada, impedindo assim, danos causados às estradas pela formação de gelo na superfície (frost-heave), reduzindo a frequência das manutenções anuais;
- É um material monolítico, que pode ser usado como substituto do cascalho na razão de 3:1 na estrutura de base da estrada (200 mm de concreto celular oferece o mesmo suporte no leito da estrada que uma camada de cascalho com 600 mm de espessura);
- Permite a inclusão de fibras de alta resistência e o embutimento de geo-grelhas, ampliando a resistência a flexão da estrutura da estrada;
- Normalmente exige menor escavação do leito da estrada para alcançar uma estrutura de estrada adequada, tendo em vista que o concreto celular irá proporcionar maior resistência e isolamento de uma camada;
- Pode ser usado para evitar a fusão permafrost, bem como abrandar os efeitos da deterioração em curso ao longo das áreas descontínuas de gelo permanente.