Nanotecnologia e Concreto Celular! Térmico, Acústico, Ecológico.

Concreto Celular solucionando problemas na construção

A lista abaixo apresenta apenas alguns dos problemas que podem ser solucionados com concreto celular. Ela foi elaborada focando apenas problemas de construção em edificações, ao invés de problemas geotécnicos e de infraestrutura, onde o concreto celular também é utilizado com excelentes resultados.

O concreto celular reduz tanto o peso quanto o custo comparando-se com o concreto de alta densidade, enquanto mantém muitas das propriedades que tornam o concreto um precioso material de construção. A resistência é reduzida assim que a reduzimos sua densidade, desta maneira o uso do concreto celular não é recomendado em algumas aplicações.

Piso de concreto afundando com espaços vazios sob a laje.

Solução: O concreto celular numa densidade entre 640 a 960 kg/m3 irá fluir facilmente, penetrando até mesmo nas menores passagens para preencher todos os espaços vazios existentes.

Se o seu concreto está afundando, existe uma possibilidade muito boa de que a laje de concreto foi instalada sobre uma base mal compactada preenchida de sujeira. Uma erosão na sub-superfície e diminuição do solo também são outras possibilidades.

Se você for afortunado o bastante para ter este tipo de problema na sua área, não deveria substituir o concreto. É possível fazer uma laje/piso flutuar de volta à sua posição original bombeando concreto celular abaixo da parte afetada.

Buracos são furados estratégicamente na laje ou piso, com uma bomba portátil e mangueiras flexíveis, estes furos são preenchidos com concreto celular. Muitas vezes, erguer uma laje através deste método pode durar poucas horas.

Muitas vezes, o custo para realizar este serviço é inferior a metade do que custaria a substituição de uma nova laje ou piso.

Há inúmeros benefícios para este método.

  • Pode ser feito em praticamente qualquer clima. O material injetado sob a laje fornece uma base sólida.
  • Existe pouca ou nenhuma perturbação no paisagismo.
  • Nada precisa ser transferidos para fora da laje, uma vez que a bomba pode levantar o peso da laje e qualquer coisa que você colocou sobre ela.

Veja abaixo uma explicação com imagens

Orifícios são perfurados através da laje ou piso afundado.

Orifícios são perfurados através da laje ou piso afundado.




Concreto Celular é bombeado sob a laje elevando-a na altura desejada.

O Concreto Celular é bombeado sob a laje elevando-a na altura desejada.



O concreto celular é bombeado sob a laje com equipamentos especializados. Quando todos os vazio são preenchidos, a argamassa torna-se sob pressão, hidraulicamente elevando o piso na altura desejada.

Os furos são corrigidos usando uma mistura de concreto especial.

Os furos são corrigidos usando uma mistura de concreto especial.



Porque o concreto afunda no primeiro piso

Toda a sujeira e entulho é quase sempre colocada ao longo da fundação da casa e garagem logo após a conclusão da própria fundação. Este mesmo material preenche os vazios criados durante o processo de construção da fundação. Raramente um construtor dedica algum tempo para compactar esta sujeira.

Os solos são constituídos por partículas sólidas e os espaços (vazios) entre essas partículas. No entanto, espaços vazios no solo podem causar grandes problemas para a construção de edifícios e lajes de concreto. Cargas concentradas, tais como de edifícios ou lajes podem literalmente espremer o ar e a água do solo.

Quando isto acontece, as fossas, porões, edifícios ou lajes seguem afundando.

Evitando este problema no primeiro piso.

O problema poderia ter sido evitado. Em vez de preencher os vazios com entulho e sujeira, um construtor deve utilizar no preenchimento um material granular, como areia ou areia e uma mistura de cascalho. Estes materiais podem ser facilmente compactados com um compactador vibratório de mão.

Este mesmo tipo de material também deve ser utilizado para preencher valetas que atravessem as calçadas, alamedas e acessos de veículos.

Uma compactação adequada irá remover espaços vazios com ar, que se permanecerem mais tarde irão assentar e fazer com que o concreto rache e afunde.

Comentários ( 0 )