Nanotecnologia e Concreto Celular! Térmico, Acústico, Ecológico.

INSULMIX® – Aditivo que Transforma Sua Pintura em ISOLAMENTO TÉRMICO

Agora você pode transformar qualquer tipo de tinta em uma barreira térmica que reflete o calor e os raios UV, tornando-se um eficiente isolante térmico e acústico.

INSULMIX® é um aditivo de formulação única desenvolvido com nanotecnologia, que utiliza microesferas vitrocerâmicas revestidas; para ser misturado com qualquer tinta pronta existente no mercado.

Estas microesferas vitrocerâmicas são ocas e revestidas com nanopolímeros, contendo vácuo em seu núcleo.

A pintura com INSULMIX® forma um colchão de ar virtual que ajuda a romper as pontes térmicas entre o exterior e o interior dos ambientes.

O calor não pode ser transferido por condução através de um vácuo, e é esta característica que cria um bloqueio térmico para a passagem de calor.

INSULMIX® é ambientalmente correto e totalmente inerte.

INSULMIX® faz a pintura da sua casa, indústria ou comércio agir como uma barreira térmica ou barreira radiante. Durante o inverno, reduz a perda de calor e impede que ele migre através das paredes e tetos, escapando para o ar frio exterior.

INSULMIX® impede e reduz a condensação, mantendo a temperatura da parede a um valor ligeiramente superior. Uma vez que o crescimento de mofo e bolor torna-se ativo em razão da condensação, INSULMIX® ajuda a eliminar e reduzir a proliferação de mofo e bolor.

O excelente isolamento térmico e os efeitos de dispersão da luz das MicroEsferas INSULMIX® reduzem a temperatura interior e, assim, diminui a necessidade de ar condicionado. Isso, por sua vez, resultará em economia de energia e redução do impacto ambiental.

INSULMIX® utiliza tecnologia desenvolvida pela NASA.

Economia com Energia Elétrica de 20% ~ 70%.
  • INSULMIX® pode ser adicionado praticamente em qualquer tinta.
  • Produto Seguro, não-combustível, não-tóxico e ambientalmente correto.
  • Reduz a expansão / contração causadas pelo impacto térmico sobre as superfícies.
  • Elimina odores e bactérias através da foto-catálise solar.
  • Acelera a produção de íons negativos (benéficos).
  • Transforma sua casa, indústria, comércio ou negócio num ambiente mais confortável.
  • Pode ser usado em qualquer lugar onde você possa aplicar tinta.
  • Fácil de usar. Tão fácil como simplesmente misturar com tinta e aplicar normalmente. Como qualquer acabamento de pintura.

 

PROPRIEDADES do INSULMIX®:

  • Elevado poder de isolamento para todas as tintas decorativas.
  • Misturado com a tinta apropriada, pode ser usado em: telhados, paredes e tetos.
  • Pode ser usado com tintas para interior e exterior.
  • Por ser um aditivo cerâmico é altamente eficaz em climas quentes e frios.
  • Reduz significativamente os custos com ar condicionado e aquecimento.
  • Ideal para uso doméstico, comercial e para aplicações industriais.
  • Amplia o desempenho e o volume da tinta, implementando leveza.
  • Melhora a resistência mecânica e química da tinta.
  • Não altera as cores, melhorando a cobertura, resistência à intempéries e brilho da tinta.
  • INSULMIX® aumenta a resistência ao bolor e bactérias.
  • Amplia a durabilidade da pintura.
  • Contribui com a dissipação do som e funciona como isolamento acústico (cerca de 7 dB).
  • Aumenta a resistência a manchas e esfoliação.
  • Reduz os problemas de condensação.

 


Mas o que é o INSULMIX®?

O aditivo INSULMIX® é um pó branco, composto por microesferas ocas de vitrocerâmica e componentes poliméricos. Estas microesferas possuem uma baixa densidade, que aumentam a resistência mecânica e química do produto a que são adicionados.

INSULMIX® não é combustível, não possui superfície porosa e nenhum de seus componentes é um produto tóxico. Suporta 6.000 psi de pressão, possuindo uma condutividade térmica muito baixa. INSULMIX® mantém-se estável mesmo acima de 600 ° C.

O efeito produzido pelo aditivo INSULMIX® é semelhante a uma garrafa térmica … suas microesferas retém a condutividade térmica e também reduzem a transferência de som / ruído.

Nos meses de Verão ou em superfícies expostas ao sol, reduz a passagem da radiação solar proporcionando isolamento térmico.

Durante o inverno, aplicado no interior, reduz a perda de calor, que ajuda a manter a temperatura.

Como barreira de vapor de água, impede a corrosão.

Ao misturar INSULMIX® com a tinta, suas microesferas se dispersam enquanto a tinta permanece em estado líquido. Uma vez concluído o processo de evaporação da parte volátil da pintura, as microesferas formam uma embalagem. Esta camada de embalagem reflete e dissipa o calor, reduzindo a transferência térmica.

Suas microesferas vitrocerâmicas permitem refletir, refratar e bloquear o calor por radiação. Podem rapidamente dissipar o calor e evitar a transferência térmica de 99% dos raios infravermelhos e 85% dos raios ultravioletas, que são rejeitados novamente para a atmosfera.

INSULMIX® possui componentes totalmente inertes, que podem ser misturados com qualquer tipo de tinta (à base de água ou à base de solvente), especialmente tintas plásticas para interior ou exterior, tintas para pavimentos, selantes, esmaltes, epoxi, poliuretanos, elastômeros, mastiques, etc.

A adição de INSULMIX® em qualquer material proporciona maior resistência ao fogo, proteção contra os raios ultravioleta, e aumenta a durabilidade em função da dureza do acabamento cerâmico final.

INSULMIX® ajuda a economizar entre 20~70% de energia, uma vez que converte as paredes e telhados em superfícies isolantes térmicas. Em regiões de calor intenso permite reduzir os tempos de arrefecimento em até 40%.

INSULMIX® é facilmente adicionado a qualquer pintura interior ou exterior e funciona tanto no verão como no inverno.

INSULMIX® limpa e filtra o ar, reduzindo a eletricidade estática e poeiras em suspensão.

INSULMIX® através de seus componentes vitrocerâmicos amplia as qualidades isolantes, uma vez que reflete o fluxo de calor.

 


Como se utiliza o INSULMIX®?

É mais simples e conveniente dosar o aditivo INSULMIX® pelo volume. Para uma dosagem habitual usa-se 4 partes de tinta para 1 parte de aditivo INSULMIX®, podendo-se usar qualquer recipiente com o volume adequado. O referido recipiente deve receber 1(uma) parte de aditivo INSULMIX® e 4(quatro) partes de tinta.

É muito fácil de usar, basta misturá-lo com a tinta.

  1. Coloque a tinta em um recipiente.
  2. Adicione INSULMIX® no mesmo recipiente.
  3. Misture bem e aplique em telhados, tetos, paredes, muros como uma pintura normal. Se você usou uma tinta à base de água, pode ser necessário adicionar um pouco de água para reduzir a viscosidade.

Para obter uma eficácia máxima de isolamento, recomenda-se aplicar pelo menos duas demãos de tinta com o aditivo INSULMIX®.

Se for uma pintura para interior, o desempenho da cor é maior, podendo-se usar tons mais escuras. Caso você queira um acabamento diferenciado, basta aplicar duas demãos da tinta com aditivo INSULMIX®, passando a última demão com a tinta pura sem INSULMIX®.

O processo de mistura pode ser feito manualmente ou por máquinas agitadoras / misturadoras de tinta.

Não é recomendado o uso de máquinas dispersoras de alta velocidade / cisalhamento, que podem quebras as microesferas.

O processo de aplicação é o mesmo usado para qualquer produto semelhante: pincel, rolo ou equipamento de pressão.

Nos equipamentos de pressão é necessário remover previamente os filtros.

Para a preparação da superfície, siga as instruções da embalagem do fabricante da tinta.

 


Onde se pode usar o INSULMIX®?

Nosso aditivo INSULMIX® pode ser usado em qualquer superfície que possa ser pintada, Por exemplo:

Isolamento Térmico externo de Fachadas:

Isolamento Térmico e Acústico de ambientes internos (casas, edifícios públicos, etc):

Isolamento Térmico de Ônibus, Baús, Trailers e Motor Home:

Isolamento de Estruturas Metálicas:

Containers:

Tetos, Telhados e Coberturas de Galpões, Armazéns, Indústrias, etc:

Tanques, Reservatórios e Tubulações:


Como Funciona o INSULMIX®?

Todos os materiais utilizados na construção absorvem e transferem calor. Entre 80% – 95% do calor é transferido, e o calor sempre flui da zona mais quente para a mais fria por qualquer dos seguintes sistemas:

CONDUÇÃO ( Condutividade Térmica ): É a transferência do calor nos sólidos. Quando uma parte do sólido é aquecido, as moléculas começam a agitar-se mais rápida e vigorosamente e isto faz com que o calor se transfira por todo o objeto.

No interior das construções, a maior parte do calor é transmitido por Condução.

 

CONVECÇÃO ( Coeficiente de Transferência Térmica ): É a forma de transferência típica dos fluídos e dos gases (ar, água, etc.). Nos vazios de uma parede, as moléculas em contato com a parede interior se aquecem e diminuem sua densidade. Se as moléculas em contato com a parede exterior estiverem mais frias, cederiam calor, aumentariam sua densidade e se deslocariam em sentido contrário, formando assim um ciclo de convecção.

 

RADIAÇÃO ( Refletância ): São ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos. Embora as duas formas de transmissão anteriores Condução e Convecção) necessitem de um suporte material;a transmissão por radiação pode realizar-se no vazio. É o processo pelo qual a Terra recebe o calor do Sol, ou uma estufa envia calor ao seu redor. Irradiação térmica, radiação térmica ou radiação de corpo negro é a radiação eletromagnética emitida por um corpo em qualquer temperatura, constituindo uma forma de transmissão de calor, ou seja, por meio deste tipo de radiação ocorre transferência de energia térmica na forma de ondas eletromagnéticas.


 


Como se pode deter a transferência térmica?

INSULMIX® - Isolamento Tradicional no Inverno

Normalmente se utiliza isolante em “massa”, tipo: fibra de vidro, celulose, espuma, etc… para conseguir diminuir os valores de R ou U; isto significa considerar a transferência térmica produzida unicamente por condução. Estes produtos não levam em conta o calor transmitido por radiação, o que eles simplesmente fazem é tentar prender o ar em lacunas dentro do produto de isolamento. O ar é um bom isolante, porém incapaz de deter o calor por radiação. Uma vez que todos os ocos estejam saturados, o calor começa a ser transmitido para o teto ou parede.

No Inverno, as faces internas dos tetos e paredes absorvem a maioria do calor gerado pelo sistema de aquecimento. Este calor absorvido flui até a face externa das paredes e tetos que estão com uma temperatura mais baixa. Isto significa que necessitamos de uma temperatura interna mais elevada, e assim, fazemos um maior gasto.

No Verão, os sistemas de isolamento convencionais reduzem a taxa de transferência de calor, mas não regulam a quantidade de calor transferido. Isso faz com que os sistemas tradicionais durante os meses de verão, sejam contraproducentes porque eles tendem a armazenar o calor radiante armazenado durante o dia. Além disso, o calor exterior provoca um incremento na temperatura interior, por um processo similar ao do inverno.

Em resumo, os sistemas tradicionais trabalham retardando a transferência do calor que tenha sido absorvido pelos tetos, paredes e telhados.

INSULMIX® com suas esferas cerâmicas trabalha reduzindo a quantidade de calor absorvida pelos tetos, paredes e sobretudo todos os telhados!

O nosso aditivo INSULMIX® reduz a necessidade de isolamentos convencionais, e permite reparar defeitos de isolamento deficientes ou que se deterioraram-se ao longo do tempo.

Através de sua propriedade única que lhe permite ser aplicado facilmente, convenientemente e economicamente, como uma pintura que se transforma numa barreira térmica, lhe permite maximizar a eficiência energética de uma casa, edifício ou qualquer tipo de construção e/ou produto que possa ser pintado.

No caso de instalações antigas, onde a reparação é uma tarefa complicada e cara, nosso aditivo é altamente recomendado.

As medições realizadas com câmaras térmicas sobre as superfícies expostas à radiação solar, demonstram uma redução de 10 graus no que diz respeito às medidas tiradas na mesma superfície não tratada:


 


A Influência da Cor no Isolamento Térmico.

A cor da pintura exterior pode causar um grande impacto na eficiência energética, principalmente em climas quentes. Muitos proprietários e construtores não levam em conta a cor quando realizam seus projetos. Falando em questão de eficiência energética, para climas quentes (isolar o calor) são muito melhores o branco, as cores claras e tons pasteis. Essas cores possuem uma boa refletividade solar, e portanto, uma eficiência energética bem maior que as cores escuras. Na verdade, as cores escuras absorvem mais energia radiante do sol, e portanto, causam um aquecimento das paredes e, consequentemente, um aumento na temperatura.

Este fenômeno de aquecimento ocorre apenas com a radiação solar (luz visível) e não com o de calor interno (radiação infravermelha), já que o tom de cor não interage com os raios infravermelhos.

Assim, a influência da cor do interior não é perceptível em termos de isolamento.

 


Influência da Superfície Total Pintada.

Levando-se em conta as características do produto e sua função final, haverá grande influência no desempenho do aditivo, a relação entre a superfície total / superfície tratada. Obviamente, não se obterá os mesmos resultados se apenas o telhado de uma casa for tratado, comparando-se com outra igual em que todas as paredes também estão cobertas; nem será o mesmo comparar uma habitação completamente envidraçada com uma pequena superfície pintada, com outra sem envidraçamento.

 

Proporções de Dosagem Recomendadas: 10% em peso, (1:4 em volume)

Mistura de 500 g. de aditivo INSULMIX® para cada 5 Kg de tinta.

Misturar 2,0 – 2,5 Kg de aditivo INSULMIX® para 20,0 – 25,0 Kg de tinta.

Misturar 1 Litro de aditivo INSULMIX® para cada 4 Litros de tinta.

Misturar 4 Litros de aditivo INSULMIX® para cada 15 – 16 Litros de tinta.

Recomenda-se no mínimo 2 demãos de pintura com INSULMIX®, embora possa aplicar tantas demãos quantas necessárias para atingir o resultado desejado.

 


Propriedades Técnicas do INSULMIX®?

Produto : pó branco de microesferas aditivadas
Toxicidade : não tóxico
Solubilidade em água : insolúvel
Combustibilidade : não combustível
Efeito no acabamento da pintura : praticamente imperceptível ao olho nú. Ligeiramente ao toque.
Efeito sobre cores claras : na cor branca ou cores claras, praticamente imperceptível.
Efeito sobre cores escuras : ligeiro clareamento.
Densidade : 0,38 ~ 0,41 g / cc.
Dureza (na escala Mohs) : 7
Sobrevida : 95% a 3000 PSI, a 23° C
Tamanho de partícula (média) : 120~150 mícrons
Condutividade Térmica a 21° C : 0,153 (Wm-1.K-1), 0,061 (Kcal / MNC)
Resistência Térmica ao Calor Radiante
(2 demãos de tinta aditivada) :
R = 1,05 m2ºC / W
Emissividade : 0,62 a 1000° C
Ponto de Fusão : 1800° C
Estabilidade Térmica : 600° C
Absorção de Óleo : 0,2 ~ 0,6 g/cc
pH : 9,0 aproximado
Constante Dielétrica : 1,2 ~ 1,7 (100 MHz)
Índice de Retração : 1,53
Equivalências de Isolamento : radiante: 0,05 U | passiva: 0,02 U
Rendimentos habituais : embora o rendimento será definido principalmente pelo tipo de tinta, normalmente obtém-se entre 3,0 e 3,5 m2 (a 2 demãos) por litro de produto final (tinta + aditivo).

Este valor corresponde à obter-se:

  • 1,0 Litro de aditivo INSULMIX® + 4 Litros de Tinta = 15 a 18 m2 (duas demãos)
  • 3,5 Litros de aditivo INSULMIX® + 15 Litros de Tinta = 54 a 63 m2 (duas demãos)

Valores de Coeficientes em pinturas tratadas com o aditivo INSULMIX®:

Resistência Térmica Equivalente : R= 3,33 m2.K/W

Transmissão Térmica Equivalente : 0,3 W/m2.K.

Dos dois tipos de barreiras térmicas existentes:

A.- As clássicas que operam principalmente por condutividade (baixa condutividade)

Nestas, a sua capacidade como barreira térmica ou resistência térmica, é realizada em toda a espessura do material, sendo diretamente proporcional à esta espessura e inversamente proporcional ao coeficiente de condutividade.

B.- As barreiras de novas tecnologias, baseadas em desenvolvimentos na pesquisa aeroespacial, que operam principalmente por reflexão e por radiação.

Nos isolamentos que funcionam por reflexão, a sua capacidade como barreira térmica é uma função que se realiza principalmente em sua superfície (da mesma maneira que um cristal reflete a luz visível), e os parâmetros mais significativos são os seguintes:

O coeficiente de reflexão direta na amplitude de onda da luz visível, e especialmente do comprimento da onda da radiação infravermelha, que é a portadora da maior parte do calor. Neste sentido, o coeficiente médio de reflexão destas pintura para o calor que recebem nas proximidades da faixa infravermelha (entre 300 e 2500 nm), é de 86,2% com máximos próximos de 100% para o comprimento de onda entre 1.900 e 2.000 nm.

O coeficiente de irradiação do calor recebido e não refletido diretamente (o calor refratado), que é irradiado em forma de radiação infravermelha distante. Estas tintas possuem um coeficiente médio de irradiação na faixa infravermelha distante de 94,6% (entre 5 e 22,5 mícrons) com um máximo de 97%.

É por isso que as pinturas aditivadas com INSULMIX® são tão EFICAZES. O isolamento NÃO se baseia na condutividade, mas principalmente nos valores de reflexão e irradiação.


Veja mais informações em: www.insulmix.com.br