Renovação & Retrofit

Modernizar, Recuperar, Revisar, Fazer Reparos, Reformas ou Ajustes.

O que é RETROFIT ?

Retrofit significa 'fornecer algo como um componente ou recurso não contemplado durante a fabricação ou adicionar algo que não possuía quando foi construído pela primeira vez'.

Modernizando Construções para Melhorar a Sustentabilidade e o Desempenho Energético.

A reforma de um edifício existente pode, muitas vezes, ser mais econômica do que a construção de uma nova instalação. Como os edifícios consomem uma quantidade significativa de energia (40% do consumo total de energia), principalmente para aquecimento e refrigeração (32%), e como os edifícios existentes compreendem o maior segmento do ambiente construído nas metrópoles, é importante iniciar um retrofit na conservação de energia para reduzir o consumo de energia e os custos de aquecimento, refrigeração e iluminação de edifícios.

Mas a conservação de energia não é a única razão para modernizar os edifícios existentes. O objetivo deve ser criar um edifício de alto desempenho, aplicando o processo de design integrado de todo o edifício ao projeto durante o planejamento o qual garante que todos os principais objetivos do projeto sejam atingidos. Por exemplo, a equipe de projeto integrada pode descobrir uma única estratégia de design que atenda a vários objetivos de design. Isso significará que o edifício terá um custo menor de operação, aumentará em valor, irá durar mais tempo e contribuirá para um ambiente melhor, mais saudável e mais confortável para as pessoas nas quais viver e trabalhar. Melhorar a qualidade ambiental interna, diminuir a penetração de umidade e reduzir o mofo resultará em maior saúde e produtividade dos ocupantes. Além disso, ao decidir sobre um retrofit, deve-se considerar uma atualização para acessibilidade, segurança e proteção ao mesmo tempo. Os aspectos únicos para a modernização de edifícios históricos devem receber uma consideração especial. O projeto de grandes reformas e modernizações de edifícios existentes para incluir iniciativas de sustentabilidade reduzirá os custos de operação e os impactos ambientais, além de aumentar a adaptabilidade, durabilidade e resiliência do edifício.

RECOMENDAÇÕES

Antes de fazer o que pode significar um grande investimento na modernização de edifícios existentes para melhorias de energia e sustentabilidade, é importante determinar se o investimento vale a pena em perspectiva com outras condições de construção.

  • O edifício é estruturalmente sólido?
  • São necessárias atualizações sísmicas para atender aos padrões atuais e aos requisitos locais do código de construção?
  • Os materiais perigosos como amianto, bifenilos policlorados (PCB) e tinta com chumbo devem ser contidos e removidos?
  • O trabalho pode ser feito em fases para minimizar a interrupção dos ocupantes? A mudança de ocupantes para outras instalações pode ser uma despesa significativa.
  • Se um telhado vegetativo está sendo considerado, o teto pode suportar o peso adicional sem reforço caro?

Procure oportunidades para reduzir o custo do trabalho reciclando resíduos e materiais de demolição.

Após determinar que outras condições do edifício não impedem a atualização para a sustentabilidade e o desempenho energético aprimorado, você deve planejar e seguir uma sequência de atividades para determinar as melhores opções para melhorias de energia e sustentabilidade.

  • Primeiro, determine se os sistemas existentes estão operando em níveis ideais antes de considerar substituir o equipamento existente por um novo equipamento de maior eficiência.

    Isso pode ser realizado através da realização de uma auditoria energética. Às vezes, pode-se obter uma economia considerável nos custos das concessionárias, avaliando o desempenho da envolvente do edifício e dos sistemas existentes: vazamentos, filtros obstruídos/sujos, amortecedores presos, sensores desativados, fiação defeituosa ou incorreta ou até mesmo falta de conhecimento sobre como operar corretamente e manter o equipamento podem contribuir para ineficiências e aumento de custos.

    Auditar também o desempenho dos sistemas de água do edifício; Como sistemas vazados e ineficientes não apenas desperdiçam água, eles também usam energia acionando desnecessariamente bombas e outros equipamentos elétricos.

  • Em seguida, se o prédio for medido, revise as contas de serviços públicos dos últimos dois anos para determinar se o consumo (não o custo) aumentou.

  • A realização de uma auditoria energética (avaliação das condições e procedimentos operacionais existentes dos edifícios e dos principais sistemas dos edifícios e identificação de áreas para melhoria) é um dos Princípios Orientadores para Edifícios Existentes Sustentáveis.

  • Em seguida, determine a estanqueidade do envelope do prédio examinando todo o envelope do prédio, procurando janelas com vazamentos, brechas nas aberturas de ventilação e penetração de tubos e intrusão de umidade. A atualização dos sistemas de aquecimento e ar condicionado sem solucionar problemas com a envolvente do edifício resultará em desempenho inferior ao ideal desses sistemas. Empregue os métodos em: ASTM E1827 – Métodos de Teste Padrão para Determinar a Estanqueidade de Edifícios usando uma Porta Soprador de Orifício, ASTM E779 – Método de Teste Padrão para Determinar a Taxa de Vazamento de Ar por Pressurização de Ventilador. Considere também fazer o teste do gás marcador descrito na ASTM E741 – Método de Teste Padrão para Determinar a Mudança de Ar em Uma Única Zona Por Meio de uma Diluição de Gás Marcador.


Estratégias de Sustentabilidade e Eficiência Energética
  • Verificação em todos os sistemas de energia e água para determinar se estão operando com desempenho ideal; depois atualize os sistemas de energia e água para minimizar o consumo.

  • Desenvolva um plano para otimizar a reciclagem e reutilização dos detritos de demolição e resíduos de construção para minimizar os resíduos enviados para aterros sanitários.

  • Avalie os padrões de ocupação e aplique a luz do dia, HVAC e sensores de iluminação em locais apropriados. Incorpore ao projeto iluminação eficiente em termos de energia, apropriada para as tarefas e funções dos espaços.

  • Determine se a ventilação natural e a entrada de ar fresco são alternativas viáveis ​​para reduzir as cargas de aquecimento e resfriamento.

  • Investigue opções de energia renovável que possam compensar a compra de energia baseada em combustíveis fósseis.

  • Considere proteção de sombreamento solar para janelas e portas, incluindo aqueles que geram eletricidade por dispositivos fotovoltaicos.

  • Substitua as janelas existentes por janelas de alto desempenho apropriadas ao clima e tipo de exposição. Se a construção exigir atualização de segurança, avalie janelas e filmes resistentes a explosões. Se o edifício estiver localizado em uma área de alto ruído, avalie as janelas que também incluem uma redução adequada do ruído externo ao interior.

  • Analise os benefícios da geração distribuída de energia se o edifício estiver em algum aglomerado ou se for possível compartilhar a energia produzida no local com edifícios adjacentes.

  • Equilibre as metas sustentáveis ​​do projeto com as de segurança, incluindo a proteção do edifício e de seus ocupantes contra desastres naturais e causados ​​pelo homem.

  • Algumas reformas no local podem melhorar o desempenho energético do edifício, incluindo a redução do efeito ‘ilha de calor’.

  • Determine se um telhado frio ou verde é uma maneira econômica de reduzir o efeito de ilha de calor e o escoamento de águas pluviais.

  • Empregue algum sistema para classificação de edifícios verdes para edifícios existentes, como o LEED para Edificaçõess Existentes: Operações e Manutenção (LEED EBOM) ou Green Globes para Edifícações Existentes para avaliar o nível de desempenho do edifício.

  • Para edifícios históricos, atualize os sistemas adequadamente para manter um equilíbrio entre a necessidade de economia de energia e água com o caráter da estrutura original do edifício.

  • Aproveite a oportunidade oferecida pela reforma do prédio para incorporar práticas sustentáveis ​​de operações e manutenção e mudar para produtos e métodos de limpeza ecológicos.

  • Para garantir que um prédio recém-reformado continue com o desempenho projetado, meça regularmente o desempenho do edifício.

  • Se ainda não estiver medido, planeje instalar medidores para eletricidade, gás, água e outras utilidades. Os medidores e submersores inteligentes são preferíveis para monitorar o consumo em tempo real, controlar a demanda e aumentar a responsabilidade do inquilino (controle de custos).

Assuntos Relacionados
COBie. Considere a possibilidade de incorporar o COBie (Construction Operations Building Information Exchange) durante o estágio de planejamento. Ele é uma tabela em formato Excel de todos os ativos mantidos e gerenciados em um edifício. A Modelagem de Energia é uma ferramenta útil baseada em computador para modelar o desempenho energético de todo o edifício ou dos sistemas dentro do edifício.

Ligue +55 11 4544-3638, chame no Zap