Painel de Fachada em GFRC - Concreto Reforçado com Fibra de Vidro

Quando alguém diz fibra de vidro, pensamos em isolamento ou barcos ou Corvettes, mas talvez devêssemos pensar em concreto. Tecnicamente, a fibra de vidro é simplesmente filamentos de vidro muito finos. O material usado para fazer barcos ou outros produtos, embora chamado de fibra de vidro, é realmente a fibra de vidro reforçada em uma matriz de polímero. Se, em vez do polímero, usarmos cimento Portland e areia, o material resultante é concreto reforçado com fibra de vidro – GFRC ou às vezes GRC (os britânicos chamam isso de GRC).

Os concretos reforçados com fibra de vidro possuem uma vasta aplicação na Indústria da pré-fabricados em concreto e na Construção Civil. Podem assim ser utilizados em Painéis de fachada, Canais, Reservatórios, Pavimentos Industriais, Boias Marítimas, Blocos, Cabines Telefônicas, Módulos para Postos de Transformação, Barreiras Acústicas, Chapas Onduladas para coberturas, Grelhas decorativas, Aduelas para Túneis, etc..

O GFRC pode ser usado para criar ornamental de concreto durável e extremamente detalhado.
O GFRC pode ser usado para criar ornamental de concreto durável e extremamente detalhado.
As bancadas com pias integrais permanecem livres de rachaduras quando feitas com GFRC.
As bancadas com pias integrais permanecem livres de rachaduras quando feitas com GFRC.
Rochas artificiais feitas com GFRC parecem reais com uma fração do peso original.
Rochas artificiais feitas com GFRC parecem reais com uma fração do peso original.

O problema com o uso de fibras de vidro como reforço para o concreto é que o vidro se quebra em um ambiente alcalino – e não há quase nada mais alcalino do que concreto. Você pode ter ouvido falar de concreto sendo danificado por reatividade de sílica alcalina (ASR) quando há sílica reativa no agregado. O vidro é principalmente sílica. O GFRC original na década de 1940 rapidamente perdeu força quando o vidro foi destruído pelo ambiente alcalino. Na década de 1970, as fibras de vidro resistentes a álcalis (AR) foram aperfeiçoadas pela Owens-Corning e pela Nippon Electric Glass (NEG), levando a um rápido aumento nas aplicações.

O GFRC tem sido usado nos últimos 30 anos para produzir muitos produtos de concreto, especialmente painéis finos de revestimento arquitetônico, mas também para concreto ornamental, como cúpulas, estátuas, vasos e fontes. Recentemente, os artesãos de concreto decorativos descobriram os benefícios do GFRC para painéis decorativos (como as bordas da lareira), bancadas de concreto e trabalho de rocha artificial.

Concreto Reforçado com Fibra de Vidro ou Glass Fiber Reiforced Concrete, GRC, é um material compósito constituído por uma mistura de cimento hidráulico e areia fina reforçada com fibras de vidro, aditivos e adições especiais.

Uma das aplicações menos conhecidas deste produto, mas muito interessante para a Construção, é a sua utilização como forma perdida para concreto armado, pois este tipo de compósito é muito mais eficaz do que o concreto corrente, no que diz respeito à resistência à Carbonatação e à penetração dos Cloretos.

DICAS DE DOR PARA FACHADA:

  • PAINÉIS COM VIGAS DE RIGIDEZ – Este tipo de painel é constituído por um filme de GRC, com cerca de 12mm de espessura, e vigas de rigidez em sua face posterior. As vigas podem ser formadas por membranas simples ou por poliestireno expandido rodeado por GRC.
  • PAINÉIS COM SUPORTE METÁLICO (Stud Frame) – Este tipo de painel é constituído por uma película de GRC, com cerca de 12mm de espessura, que é fixada a uma moldura metálica através de fixações em forma de L.
  • PAINÉIS SANDUÍCHE – Este tipo de painel é constituído por duas películas de GRC, projetadas em torno de um núcleo de poliestireno ou material semelhante. A espessura do conjunto varia em função das proteções a que o painel vem a ser enviado.

 

Fixações dos painéis de fachada

A concepção das fixações à estrutura resistente deve ter em atenção as constantes variações de dimensão que ocorrerão ao longo de toda a vida útil do GRC.

 

Acabamentos para painéis de fachada

Pode-se utilizar os mesmos acabamentos usados ​​em painéis de concreto armado, ou seja, praticamente tudo aquilo que o projetista idealiza.

Existem três métodos para produzir elementos de concreto usando GFRC: projeção manual tradicional (spray), detectada por vibração e pré-mistura projetada (spray).

Painéis simulando rochas são criados usando o método GFRC spray-up.
Painéis simulando rochas são criados usando o método GFRC spray-up.

PROJEÇÃO (SPRAY) – A maneira tradicional, e talvez ainda a melhor, para fabricar elementos pré-moldados em GFRC é pulverizar manualmente o GFRC em um molde. É assim que a maioria dos painéis de atualização de revestimento GFRC pré-fabricados são feitos e também a maioria dos pré-moldados ornamentais em GFRC.

Este método a argamassa de cimento e areia é projetado simultaneamente com fibra de vidro, para dentro da forma, através de uma “pistola” própria. A mistura é assim projetada, por camadas de 3 a 4 mm de espessura, na superfície do molde.
Entre cada camada, que deve ser perpendicular entre si, o composto é compactado com um rolo, que além de garantir a correta impregnação da fibra, expulse o ar aí contido.

A espessura final da peça de GRC varia entre 10 a 12 mm. Esta mistura tem um maior conteúdo de fibra (4 a 6%) que pode ser obtido com a pré-mistura, sendo o método recomendado para painéis maiores. No entanto, exige trabalhadores experientes, equipamentos mais caros e rigoroso controle de qualidade.

PRÉ-MESCLA VIBRADA – A experiência por vibração usa GFRC pré-misturado. Neste processo o cimento, a areia e a fibra previamente cortada, nesta ordem, são misturadas no misturador. Esta mistura de GFRC é vertida em um molde e vibrada para obter consolidação, tal como uma peça de concreto normal. Este é um método bem mais simples, mas requer moldes à prova d’água e não funciona bem com moldes para produção de rochas.

Elementos atualizados maiores são criados pela contribuição direta da pré-mistura GFRC em um molde.
Elementos atualizados maiores são criados pela contribuição direta da pré-mistura GFRC em um molde.

PRÉ-MESCLA PROJETADA – O GFRC pré-misturado com fibras cortadas para projeção, requer uma bomba peristáltica e uma pistola de descarga especial. Este método requer menos perícia do que o método de espessura manual e resulta em resistências mais altas do que a moldagem por vibração.

A maioria das peças decorativas em GFRC, especialmente bancadas, ou bordas de lareira são feitas usando uma abordagem de duas camadas. Uma camada de revestimento é uma camada decorativa fina e uma camada de suporte é mais espessa que contém fibras de vidro.

O revestimento superficial de acabamento é normalmente pulverizado diretamente no molde usando uma pistola funil de drywall. Essa camada tem cerca de 3 a 5 mm de espessura.

Um metro quadrado de bancada requer apenas cerca de 9,76 quilos de mistura de concreto para o revestimento externo, como é muito fino, com um pequeno misturador pode-se fazer um trabalho de 20 metros quadrados (na maior cozinha que existe), permitindo fazer tudo com um lote único para garantir a consistência das cores.

Bancadas GFRC são melhor produzidas usando o processo de duas camadas.
Bancadas GFRC são melhor produzidas usando o processo de duas camadas.

A camada de suporte do GFRC é então colocada. A maioria dos empresários decorativos derramaram essa camada ou espalharam manualmente. A espessura dessa camada é na faixa de 2 a 2,6 mm, dependendo do tamanho do painel e das cargas que serão suportadas.

A camada de GFRC é normalmente aplicada em duas camadas com cerca de 9,50 mm, as quais são compactadas usando rolos ou uma mesa vibratória.

Os misturadores para GFRC precisam fornecer muito cisalhamento tanto na baixa quanto na alta velocidade de mistura – alta velocidade para a baixa relação água:cimento da mistura de concreto, e então baixa velocidade para evitar a quebra das fibras de vidro quando são acrescentadas. Existem excelentes misturadores verticais. Você também pode usar um mixer portátil ou até mesmo uma pressão misturadora em uma furadeira elétrica. “A limitação para a maioria das pessoas é ter um misturador que possa misturar volume suficiente com poder de mistura de fibra de vidro”.

Como os produtos de GFRC possuem espessuras muito finas e uma baixa relação Água:Cimento podem curar/secar rapidamente. Se isso acontecer antes que a hidratação do cimento seja terminada, as suas características mecânicas e físico-químicas serão afetadas por níveis. A cura destes compostos deve ser feita através de um processo úmido, em que as peças depois de desmoldadas são introduzidas numa estufa com vapor de água, ou recorrendo à introdução de polímeros na mistura.

Com a adição de polímeros, o GFRC é ajustado rapidamente. Dependendo das condições, os painéis podem ser removidos e polidos dentro de 24 horas, embora seja prudente aguardar 3 dias para que o concreto alcance quase toda a sua resistência.