• Nome do Projeto: Conjuntos Habitacionais
  • Cliente: Construtoras, Incorporadoras, Cooperativas, Governo Federal, Estadual & Municipal, etc...
  • Local: Atendimento Global
  • Links: www.ecopore.com

Paredes em Concreto Celular & Concreto Leve Moldadas In-Loco

Consultoria, Gestão e Implantação do Sistema Construtivo de Paredes Moldadas na Obra.

A ECOPORE é uma empresa de Consultoria, Implantação e Gerenciamento de Obras que disponibiliza o Sistema Construtivo Paredes de Concreto.

No atual cenário do mercado imobiliário, com crescente demanda de imóveis, para que as incorporadoras e construtoras cresçam a busca por custos mais competitivos e prazos mais curtos são cada vez mais importantes.

O Sistema Construtivo Paredes de Concreto Moldadas, por conta de suas características de racionalização e industrialização em uma mesma obra, gera maior controle, e com isso, maior previsibilidade dos resultados, trazendo por sua vez maior flexibilidade nas negociações, gerenciabilidade e controle do processo produtivo.

A ECOPORE trabalha na busca de melhores resultados e aplicação ideal do Sistema como um todo Entre as diversas vantagens que o Sistema Construtivo em Paredes de Concreto apresenta, podemos destacar a alta produtividade e a rapidez com que se executam as obras.

Ao proporcionar um custo global competitivo em relação ao custo tradicional, com a execução simultânea de estrutura e a vedação, o Sistema traz enormes ganhos de produtividade, trazendo diversos benefícios como a diminuição da utilização de revestimentos, por exemplo.

Dentro deste cenário a ECOPORE, com seu know-how, desenvolve uma Metodologia Gerencial própria para Paredes de Concreto Moldado In-loco, desde o desenvolvimento e gerenciamento dos projetos (arquitetônico, urbanístico, instalações gerais, estrutural), desenvolvendo também estudos de viabilidade, desenvolvimento gerencial e principalmente operacional para o atendimento aos prazos e melhoria de resultados para obras de pequeno, médio e de grande porte.

METODOLOGIA DE TRABALHO :

Para a aplicação do Sistema Construtivo em Paredes de Concreto Moldados In-loco, dividimos os trabalhos da seguinte forma:

Diagnóstico: Diagnóstico geral dos setores da empresa (Engenharia, Operacional, Suprimentos, Administrativo, Financeiro), no que tange a influência direta na implantação do projeto;

Implantação Gerencial: Elaboração ou análise e gerenciamento de todos os projetos, elaboração do plano de trabalho e ação para o desenvolvimento do projeto parede de concreto, adequação orçamentária, análise do projeto da Unidade Residencial e Urbanística, indicação de insumos e equipamentos com melhor custo-benefício para o sistema, confecção do planejamento executivo e logístico das obras e ainda sistemática de controle e gerenciamento executivo das obras;

Implantação Operacional: Acompanhar e treinar as equipes técnicas e operacionais da obra, ou seja, desde a Engenharia até os Montadores de Formas, para execução e controle: técnico e produtivo da obra;

Manutenção: Acompanhamento e manutenção geral dos pontos implantados;

CASAS “MOLDADAS IN LOCO”
UM SISTEMA CONSTRUTIVO INOVADOR
    SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAREDES EM CONCRETO CELULAR / CONCRETO LEVE - ECOPORE.
    SISTEMA CONSTRUTIVO DE PAREDES EM CONCRETO CELULAR / CONCRETO LEVE - ECOPORE.

    Comparativo entre os Sistemas Construtivos

    Uma breve análise entre a Construção Convencional e o Sistema Construtivo ECOPORE.

    Sistema ECOPORE

    ANÁLISE DO SISTEMA CONSTRUTIVO ECOPORE :

    BENEFÍCIO AO MEIO AMBIENTE E A SOCIEDADE
    INFORMAÇÕES IMPORTANTES

    Informação Técnica sobre o Sistema Construtivo

    A especificação e utilização é analisada para cada obra de acordo com suas características e necessidades.

    O Sistema Construtivo ECOPORE, consiste na moldagem de paredes de concreto leve armado (massa específica aproximada entre 1.000 a 1.800 kg/m3 e resistência característica a compressão, fck, em torno de 10 a 30 MPa), armado com treliças eletrossoldadas e barras de aço.

    Para a moldagem das paredes são utilizadas formas que são dimensionadas para cada projeto específico. O processo construtivo permite o controle geométrico das paredes, do cobrimento de armaduras e a obtenção de superfícies para o recebimento do acabamento.

    O processo de produção caracteriza-se por ciclos sucessivos de montagem e desmontagem das formas para a moldagem no local das paredes de concreto leve e/ou concreto celular armado. A desenforma das paredes ocorre após 12 horas da concretagem (passível de aceleração), com a verificação da resistência do concreto, mínima de 3 MPa.

    O sistema prevê o embutimento das instalações hidráulicas e elétricas, sendo a montagem de eletrodutos e caixas de ligação efetuadas antes da concretagem das paredes, além da instalação prévia de gabaritos para definição de vãos de portas e janelas.

    Sistema Construtivo ECOPORE - Estrutura
    Principais Componentes, Elementos e Equipamentos do Sistema Construtivo ECOPORE

    O sistema construtivo é composto por paredes e lajes maciças estruturais, com espessura de 10 cm de concreto celular e/ou concreto leve estrutural (massa específica aproximada de 1.000 à 1.800 kg/m3 e resistência característica a compressão fck de 10 à 20 MPa), moldadas em formas, no local definitivo.

    São armadas em telas metálicas eletro soldadas (malha 10×10 cm e diâmetro de 4,2 mm – identificação: Q92 CA60) posicionadas no centro da espessura das paredes, com reforços conforme projeto estrutural.

    O sistema construtivo prevê a montagem da armadura (kit armaduras), da tubulação hidráulica (kit hidráulico), eletrodutos e caixas de ligação (kit elétrico), antes da concretagem das paredes.

    Também são instalados previamente os gabaritos para definição de vãos de portas e janelas. Alternativamente portas e janelas são fixadas nas formas antes da concretagem.

    O Concreto :

    As paredes e lajes são moldadas e fundidas no local da obra com concreto celular estrutural, produzido com cimento, areia, brita, água, fibras, aditivos incorporadores de ar e fluidificantes; proporcionando acomodações com excelente eficiência energética e conforto termoacústico.

    Fundação :

    A fundação é definida considerando cada local de implantação das unidades habitacionais, atendendo os pareceres de especialistas em geotecnia e fundações. Sempre que possível se utiliza fundações tipo radier, para permitir uma construção simples, rápida e confiável.

    Lajes :

    As lajes podem ser maciças e moldadas no próprio local, com a espessura mínima de 10 cm. Outras soluções usam a tecnologia steel-deck e painéis de concreto armado, ambos preenchidos com concreto celular estrutural, proporcionando uma montagem extremamente rápida, uma vez que dispensam escoramento e ancoragem, além de contemplar excelente isolamento térmico e acústico.

    Revestimentos :

    Conforme memorial descritivo do projeto aprovado. As paredes não necessitam de revestimento de argamassa do tipo massa única ou reboco, apenas correções superficiais e tamponamentos (estucamento) dos furos deixados nas paredes por meio dos dispositivos de travamento das fôrmas metálicas, realizado com argamassa expansível.

    Equipamentos :

    A ECOPORE sugere e fornece diversos tipos de equipamentos, tais como: conjuntos de formas, usinas autônomas móveis para produção de concreto leve e concreto celular, geradores de espuma para incorporação de ar, processadores contínuos para produção de concreto celular com caminhão betoneira, dentre outros.

    Quando você trabalha com a ECOPORE, nossa melhor equipe de Pesquisa e Desenvolvimento da categoria pode oferecer soluções personalizadas para qualquer aplicativo ou necessidade do cliente para a qual não tenhamos uma solução pronta e comprovada. Valorizamos nossos parceiros em todo o mundo e estamos comprometidos em oferecer inovações que atendam a necessidades não atendidas.

    Consulte nossa Equipe Técnica ...