• Nome do Projeto: Usina Nuclear Angra I
  • Cliente: ELETROBRAS / ELETRONUCLEAR
  • Local: Angra dos Reis / RJ - Brasil
  • Ano: 2017

Painéis Contra Incêndio ECOPORE ...

... na Estrutura de Ampliação das Paredes na Área de Manobras dos Transformadores Principais de ANGRA 1

Durante a parada programada em 2017 para manutenção da Usina Nuclear Angra I, uma das principais atividades consistia na troca dos transformadores principais, que conectam a usina às linhas de transmissão.

Os transformadores são isolados entre si por paredes Contra Incêndio de concreto, evitando que quaisquer anormalidades que possam ocorrer em algum dos transformadores não interfira no funcionamento dos demais.

Entretanto, os novos transformadores possuíam altura superior aos antigos, em aproximadamente 3,00 metros; exigindo a elevação das paredes Corta Fogo, para atendimento aos requisitos de proteção contra incêndio da nova norma ABNT NBR 13231, editada em 2014.

A meta do projeto consistia na fabricação e montagem de paredes corta fogo que pudessem ser instaladas de forma a minimizar o tempo de instalação em campo, enquanto a usina estivesse desligada. Portanto, era necessário que a maior parte dos trabalhos fossem realizados com antecedência, em oficina, antes do desligamento da usina.

A utilização de painéis contra incêndio pré-moldados facilita a montagem da estrutura de ampliação das paredes e permite o transporte e instalação da estrutura de ampliação inteiriça sobre as paredes de concreto existentes.

Foram estabelecidos os parâmetros, condições e requisitos necessários para a contratação do projeto executivo, fabricação e montagem dos painéis de preenchimento da estrutura metálica utilizada para a estrutura de ampliação e elevação das paredes corta fogo na área de manobras dos transformadores principais de Angra 1.

A elevação das paredes corta fogo foi realizada com a colocação de uma estrutura pré-montada para ampliação das paredes existentes, formada de estrutura metálica preenchida com os painéis contra incêndio ECOPORE, sendo que as estruturas de ampliação forão instaladas integralmente sobre as paredes de concreto existentes.

Toda a estrutura foi montada e instalada pela Eletrobras ELETRONUCLEAR, sob supervisão da ECOPORE, projetista / fornecedora dos painéis contra incêndio.

CONSIDERAÇÕES TÉCNICAS & CRITÉRIOS PARA O PROJETO DOS PAINÉIS :

As normas brasileiras atualizadas correspondentes serviram como base normativa nas situações específicas do projeto.

Especificações consideradas no projeto e produção dos painéis Corta-Fogo :
  • Dimensionamento dos painéis de forma a que o peso máximo a ser transportado não seja excedido;
  • Carregamentos normais de peso próprio;
  • Carregamentos devido ao vento máximo de projeto;
  • Barreira Corta-Fogo conforme as referências da Eletrobras;
  • Temperatura média atuante na parede durante incêndio;
  • Critérios para fixação dos painéis à estrutura metálica;
  • Verificação de que não haverá fissuração durante o transporte dos painéis;
  • Garantia de fixação dos painéis na estrutura metálica durante o transporte e vida útil da estrutura.

SOLUÇÃO ADOTADA :

Considerou-se todas as especificações da parede corta-fogo, suas necessidades e restrições de logística, montagem, transporte, içamento e fixação no topo das paredes existentes; como também fornecer uma solução que pudesse agilizar todos os serviços e etapas operacionais, de maneira totalmente segura e responsável, e ainda atendendo o reduzido período de tempo disponível para que a operação fosse executada e concluída sem interferir no restante das obras e serviços.

Painéis CORTA-FOGO em Concreto Celular ECOPORE

Para assegurar a resistência necessária durante o transporte, manuseio de içamento e montagem, optou-se por uma estrutura de reforço interna em aço nos painéis.

Os painéis foram projetados como um sistema monolítico, com 150 mm de espessura e função de vedação corta-fogo para resistência ao fogo superior à 3(três) horas, contendo estrutura interna em tela de aço dupla, produzidos com concreto celular na densidade ~1600 kg/m3.

Detalhes Técnicos dos Painéis Corta Fogo ECOPORE
Densidade Aparente :~1.600 kg/m3
Espessura :150 mm
Função :Vedação Corta-Fogo
Estrutura :Aço CA50 e Tela Q196
Resistência para Saque :≥ 3 MPa
Resistência a Compressão :≥ 11 MPa
Resistência ao Fogo :≥ 3 horas